back to top

Governo lançou programa de recuperação de solos da agricultura familiar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou neste sábado (24) o Programa Solo Vivo, com o objetivo de recuperar solos degradados em propriedades de agricultores familiares no Mato Grosso. O projeto conta com um investimento inicial de R$ 43 milhões. O lançamento ocorreu no assentamento Santo Antonio da Fartura, em Campo Verde (MT).

De acordo com a Agência Brasil, além do lançamento do programa, Lula entregou máquinas agrícolas e 78 títulos de domínio para assentamentos da região. Ele também anunciou um investimento de R$ 5 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a pavimentação da rodovia BR-163, que liga Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou que o programa beneficiará agricultores familiares, permitindo que alimentos cheguem a preços mais íveis à mesa dos brasileiros. “Fortalecer a agricultura familiar é ter fruta, verdura e legumes mais baratos na mesa do povo para alimentar adequadamente o Brasil”, afirmou.

Detalhes do Programa Solo Vivo

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, afirmou que o programa é fundamental para a produção de alimentos. “Recupera o solo e prepara para receber a semente, cultiva o que quiser. Estamos trazendo a Embrapa para a baixada cuiabana para adaptar a tecnologia, para atender o pequeno produtor que merece ter a mesma tecnologia do grande”, completou.

O Programa Solo Vivo é promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e conta com o apoio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri/MT). Inicialmente, dez assentamentos serão beneficiados, com a recuperação do solo começando por propriedades em municípios como Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, entre outros.

Durante o evento, Lula também criticou o preço do botijão de gás e mencionou que o governo federal está preparando uma medida para reduzir o custo do produto para beneficiários do CadÚnico. Segundo o presidente, “alguém está ganhando muito dinheiro” com a diferença entre o preço de venda da Petrobras e o valor pago pelo consumidor.

Além disso, Lula defendeu a regulamentação das redes sociais para combater ofensas e provocações na internet. “É preciso que a gente discuta com o Congresso Nacional a responsabilidade da gente regular o uso das empresas neste país. Não é possível que tudo tem controle, menos as empresas de aplicativos”, concluiu.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile