back to top
20.6 C
Guanambi
15.5 C
Vitória da Conquista

Instituto abre inscrições para projeto de astronomia para meninas

Mais Lidas

Meninas de todo o Brasil que têm interesse em ciência e astronomia já podem se inscrever no projeto Astrominas. Este projeto oferece formação básica nesses temas e prepara as participantes para questões que encontrarão na universidade.

Realizado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, o projeto é destinado a estudantes de 14 a 17 anos, matriculadas em escolas públicas ou privadas de todo o país.

De acordo com a Agência Brasil, as atividades online são conduzidas por “fadas madrinhas”, que são pesquisadoras graduadas, mestr as, doutoras e pós-doutoras, principalmente da USP, mas também de outras universidades. Inicialmente, o Astrominas oferece 400 vagas, mas esse número pode aumentar conforme novas voluntárias se juntem ao projeto.

Objetivo e inscrições

O objetivo do projeto é estimular o ingresso de mais meninas nas áreas científicas, considerando a disparidade de gênero existente. “A Academia ainda é um ambiente hostil. Por mais que a gente tenha avançado bastante em muitos aspectos, falta equidade. Então, devemos preparar estas meninas para que elas saibam qual é a luta. Qual é a agenda que as aguarda? Quais direitos temos e quais são aqueles que devemos conquistar? Temos sim um papel combativo e político-social”, ressalta a professora Elysandra Cypriano, coordenadora do Astrominas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho por meio de um formulário específico. A formação ocorrerá entre os dias 17 de julho e 1º de agosto. O conteúdo não será transmitido ao vivo, mas as estudantes selecionadas deverão dedicar de três a quatro horas diárias às atividades. As participantes que completarem todas as atividades obrigatórias receberão um certificado digital da USP.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas