back to top

PEC 241: Estudantes já ocupam mais de mil instituições de ensino pelo Brasil, mobilização cresce em Guanambi

Tiago Marques | Redação 96FM

Estudantes de todo o país estão se mobilizando em protesto contra as recentes medidas do Governo Federal, em especial à proposta da escola sem partido, à medida provisória de reforma do ensino médio e à PEC 241 que limita os gastos de investimento do governo por 20 anos.

Mais de mil escolas estaduais já estão ocupadas, alem de 51 campi universitários e 82 campi de Institutos Federais segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES. O MEC enviou ofício para os diretores dos IF’s solicitando que eles delatem os integrantes dos movimentos que devem sofrer ações judiciais por parte do ministério. O ministro Mendonça Filho já ameaçou cancelar a aplicação das provas do ENEM nas escolas que estiverem ocupadas. No Paraná está o maior número de escolas ocupadas, o governo do estado pediu na justiça a reintegração de posse dos locais, porém o pedido inicial foi negado pela Justiça do Paraná.

Mobilização em Guanambi

Em Guanambi, estudantes do IF Baiano realizaram no último dia 13 um protesto bloqueando a entrada do Instituto.

Na última quinta-feira (20) uma assembleia foi realizada onde foi aprovado o indicativo de ocupação. Uma nova assembleia deve acontecer nesta semana para deliberar sobre o assunto. Na manhã desta segunda-feira, a seção local do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica – SINASEFE, realiza um debate sobre a PEC241 e seus impactos para a Educação às 8h30.

Estudantes da UNEB também estão mobilizados, eles já realizaram reuniões e atividades de formação política nos últimos dias. Uma assembleia nesta sexta-feira (21) deliberou sobre a ocupação do campus que deve ser iniciada nesta segunda (25).

Entidades e movimentos sociais organizados em torno da Frente Povo Sem Medo preparam para o dia 31 de Outubro um ato unificado a partir das 8h com concentração na Av. Barão do Rio Branco (Praça próxima ao Docelar).

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile